This project is read-only.
:: História do CaridArte

Eu estou freqüentando o centro espírita a mais de um ano e fazendo parte do trabalho do Coral a mais de sete meses.
O centro Núcleo Espírita Segue a Jesus fica no bairro da Casa Verde http://www.segueajesus.org.br e o nome do coral é Coral Segue a Jesus.
Como profissional, trabalho na área de desenvolvimento em informática. Sou analista programador.

Como surgiu a idéia?
No segundo semestre do ano passado, eu estava trabalhando com Web, a famosa internet e tive a idéia de criar um site para o coral.
A cada visita que o coral faz Bruno (Maestro) e sua mãe (Secretária) precisam preencher um relatório para indicar quem foi na visita, o que levamos de doação e outras informações.
A idéia era criar um site onde poderíamos cadastrar as entidades que foram e viriam a ser visitadas, cadastrar os participantes do coral, as doações e etc. Para neste caso, o relatório ser gerado automaticamente pelo sistema (site).
Por ser um site e estar na internet, todos teriam acesso a ele de qualquer lugar.
Acho que sopraram no meu ouvido que ainda não era a hora de colocar esse site para funcionar...

Já no quarto trimestre do ano, eu comecei a pesquisar na internet sobre ONGs e terceiro setor, pois estava com um projeto na cabeça e queria saber se poderia criar uma ONG para levar esse projeto a diante.
Rapidamente falando, o projeto visava complementar o trabalho do coral. Eu queria montar um grupo que se disponibilizasse a visitar entidades carentes como o coral para também levar música, pois ainda não conseguimos fazer muitas apresentações por mês e existe um número muito grande de entidades a serem visitadas e que precisam dessa alegria e arte que levamos. Esse grupo levaria um rádio, com um repertório escolhido por uma pessoa ligado à música e a trabalho social. O grupo tocaria esse repertório brincando e "bagunçando" com os assistidos.
Bom, nesse estudo eu conheci o site http://www.filantropia.org. Percebi que existem cadastros de voluntários, de entidades e todo o material sobre o terceiro setor, mas novamente sopraram no meu ouvido que ainda não era a hora...

Na semana do Natal, eu estava dando uma carona para o Bruno (Maestro) e estávamos
conversando sobre coisas que poderíamos fazer em 2007 para aumentar o nosso trabalho na caridade.
Eu comecei a contar sobre o projeto que descrevi acima e ele começou a falar de um projeto que seria basicamente o que o site filantropia.org faz, mas no meio dessa troca de idéias surgiu a idéia de um portal, voltado a entidades carentes, onde grupos ligados à arte, como corais, bandas, trabalho corporal, contadores de história entre outros podem se cadastrar e buscar entidades para se apresentarem.

Fico muito feliz de ver que existem muitas pessoas querendo trabalhar pela caridade, mas vejo também que além do trabalho pela "sobrevivência" dessas pessoas, precisamos levar a música para alegrar seus corações, precisamos levar a arte que nos encanta e nos leva para lugares distantes onde esquecemos nossas dores, nossos pesares, onde podemos estar mais perto de nosso criador e do nosso íntimo, mas tudo isso com muita alegria, diversão e amor.
Somente pessoas que já fizeram um trabalho como o do coral, por exemplo, sabe o que é ver uma pessoa na cadeira de rodas, praticamente imóvel que mesmo nesta situação balança seu pé demonstrando a vontade e a satisfação de participar da brincadeira.
Agora no começo do ano eu assisti de novo, ao filme Patch Adams e chorei muito ao ver - de novo - que ele fez muito, com tão pouco.
Sei que nossas vidas não são fáceis, mas aprendo a cada dia que temos que perseverar, pois só assim conseguiremos ajudar ao próximo e a nós mesmos.

Quem escolheu o nome para o portal?
Ao falar do projeto com o William (o cara da arte), disse a ele que estava pensando em um nome para o portal, algo como "Arte da Caridade" e na mesma hora ele rebateu com "CaridArte" e esse será o nome do nosso portal.

Que Deus nos ajude a colocar esse projeto em prática e que ao término dele venham muitos outros.
"A perseverança é a virtude pela qual todas as outras virtudes frutificam." (Arthur Platen)
"Todas as vitórias da criatura são frutos substanciosos da perseverança." (Emmanuel, do livro: IDEAL ESPÍRITA)

Last edited Mar 13, 2007 at 5:06 PM by arjservo, version 4

Comments

No comments yet.